O projeto de Marconi Grevi
Finalmente
um novo projeto apresentado da nova catedral foi aprovado. Desta vez foi
aprovado o projeto do arquiteto Marconi Grevi. Um projeto simples e sóbrio, com
80% da obra em concreto aparente, sem luxos supérfluos, visto que a
arquidiocese de Natal estava inserida numa região pobre e de grandes problemas
sociais.
Maquete da nova catedral de Natal. Projeto Marconi Grevi
Projeto de Marconi Grevi. Fonte: O Poti, 1973, p.1. |
Explicando o projeto
A
concepção arquitetônica nesse projeto representa nas suas linhas ascendentes a
elevação do homem a Deus. O homem na sua proporção é bastante pequeno às coisas
de Deus, daí a entrada da nova catedral ser rebaixada, convidando ao fiel a uma
atitude de humildade. Na medida que se adentra a catedral as linhas começam a
subir elevando-se ao infinito, o infinito implica a Deus.
A nova catedral atendia ao que prenunciava o
Concilio Vaticano II pois sendo funcional, a nova catedral permitiria a
participação ativa do fieis no culto.
A
planta da nova catedral apresenta um formato trapezoidal, tendo dois
pavimentos, a nave num único vão e o subsolo destinado a cúria metropolitana. O
acesso ao interior da nave da catedral se dá por três portas principais e duas
posteriores, sendo as três principais de talhas.
O presbitério tem formato circular
com raio de 6 metros, no centro uma grande cruz em acrílico também medindo 6
metros.
A
área da nave mede 2. 870 m² e a do subsolo 2. 658 m², o afastamento lateral
máximo mede 26m e o mínimo 16m.A parte posterior da catedral mede 30 metros de
altura onde seria ocupada por um vitral de 26 m de altura por 36m de largura,
representando a aurora matutina. Em frente a catedral fica uma cruz
tridimensional de 20 metros de altura. Mede 60 metros de comprimento e 45 de
largura num total de 10.000² de terreno.
O
projeto previa ainda no restante do terreno a construção de jardins fontes
luminosas e lagos. A área construída da nova catedral ocupa 30% da área destinada
a construção que era a antiga praça Pio XII.
Maquete da nova catedral de Natal
Projeto de Marconi Grevi. Fonte: O Poti, 1973, p.1. |
A
nova catedral de Natal foi a segunda obra em concreto protendido construída no
Rio Grande do Norte, tendo sido a primeira a ponte rodoferroviária de Igapó.
As
obras foram orçadas em 3 milhões de cruzeiros, só os vitrais custariam 800 mil
e seriam importados da Bélgica. Se pretendia inaugurar em 1975.As plantas e a
maquete ficaram prontas em 1972.
As
obras que haviam sido iniciadas com Dom Eugênio Sales foram demolidas em onde já
se visualizava os arcos em estilo românico da nova catedral, os blocos de
concretos armados foram todos retirados.
A
nova catedral ainda não era uma realidade e
nem todos eram unanimes a favor das linhas modernas da nova catedral de
Natal, razão pela qual pouco avançaram as obras e a ajuda da população.
O
ex-padre José Luiz da Silva não poupou palavras para criticar a nova catedral
que para ele era “uma espécie de Via Costeira de Deus: cara bonita, suntuosa,
demorada, útil apenas para alguns” (O POTI, 1979, p.22), comparando as obras da
nova catedral com as da Via Costeira em Natal, obras que pareciam não ter fim e
de utilidade duvidosa para toda a população.
Entre campanhas e obras a catedral é construída
Deu-se
início a campanhas, promoções e doações que, no entanto, não foram suficientes
para se cobrir os gastos com a aquisição dos materiais de construção
necessários. As obras haviam sido iniciadas em junho de 1974, porem em ritmo
muito lento.
Em
1977 os 10 pilares de sustentação de 27 metros de altura cada, haviam sido
concluídos. No entanto o que definia a construção da nova catedral de Natal era
a grande cruz tridimensional localizada na frente da construção, até hoje ícone
representativo da Arquidiocese de Natal. Naquele ano as obras se concentravam
no enchimento de concreto das vigas de cobertura da catedral, não haviam porem
prazo para se concluir a obra devido a falta de recursos da Arquidiocese em
tocar a obra em ritmo acelerado[1].
O
bispo auxiliar de Natal dom Antônio Soares Costa esperava celebrar a primeira
missa na nova catedral em 1980, era otimismo demais do bispo, coisa que não
ocorreu. A espera pela nova catedral já durava 48 anos e mesmo assim estava
longe de se concretizar.
Dom Antônio Soares Costa e a maquete da nova catedral
Em
entrevista coletiva a imprensa Dom Antônio Costa fez uma espécie de prestação
de contas das obras da nova catedral. Segundo ele, as obras se concentravam na
colocação da quinta e sexta vigas da cobertura, de um total de dez, segundo o
bispo até o final de 1982 essa parte da construção estaria concluída (O Poti,
1981, p.2), já estavam sendo providenciados os materiais necessários para o
andamento da obra (ferro, aço, madeira), até aquele ano havia sido gasto cerca
de 23 milhões de cruzeiros. Os
próximos passos anunciados por dom Antônio Soares Costa para o andamento das
obras seriam: a colocação dos vitrais, o subsolo, portai e acabamento, com
previsão de termino em 1984.
A
fase mais difícil da construção da nova catedral foi a montagem de escoramento
do teto tendo em vista a altura dos pilares na altura de 27 metros. Nessa fase
foi registrada um desnível nas tabuas de sustentação das vigas, que se
encontravam em fase de montagem, a situação que ameaçava a construção da nova
catedral foi logo contornada[2].
Segundo
o bispo a demora na conclusão das obras da nova catedral deu-se pelo descredito
da população dado a morosidade das obras, na época se dizia jocosamente entre o
povo “só me caso quando a catedral estiver pronta”.[3].
A necessidade da nova catedral
Segundo Dom Antônio Soares Costa a
necessidade de uma nova catedral em Natal se justificava pelo crescimento
urbano da capital potiguar “que tende a se tornar uma cidade grande dentro de
pouco anos” (Corpo), além de igreja, a catedral serviria com ponto de
convergência e integração de obras sociais desenvolvidas pela Arquidiocese,
onde no subsolo funcionariam 33 salas de serviços pastorais e sociais.
Concluída
a montagem da cobertura a obra chegou a 90 % da conclusão, porém, segundo dom
Antônio Soares Costa a construção passava por sua fase mais difícil.
O
teto da catedral foi feito em concreto protendido para dar maior segurança ao
vão de 60 metros. Cada viga foi orçada ao custo de 1 milhão de cruzeiros, de um
total de 10 vigas. Após essa fase ficaria restando apenas os trabalhos internos
e acabamentos[4].Para
Dom Costa seria um retrocesso para a cidade de Natal parar as obras da
construção da nova catedral e para isso contava com o apoio da população
natalenses.
As 7 etapas da construção da nova catedral
Até o ano de 1981 as obras de construção da
nova catedral haviam passado por 7 etapas: a primeira etapa foi a construção
grande cruz na frente da catedral, a segunda a colocação de 20 tubulações, a
terceira a colocação de 60 tubulações, na quarta etapa 10 blocos, na quinta
foram colocados 10 pilares, na sexta foram colocados o piso e placa, a sétima
etapa foi o início da cobertura.
Para
adiantar as obras a arquidiocese se desfez do seu patrimônio imobiliário,
colocando a venda um terreno localizado na rua Apodi pertencente ao Seminário
São Pedro, um quarteirão inteiro, a autorização foi dada por Dom Nivaldo Monte,
arcebispo de Natal, com isso o bispo auxiliar do Antônio Soares Costa esperava
concluir a obra.
A nova catedral em fase do construção
. Fonte: Diário de Natal, entre 1973 1983. |
Até
o final de 1983 esperava-se ficar pronta a cobertura, faltando apenas duas das
10 vigas além das vigas transversais e os pré-moldados.
Em
1984 escreveu o padre Eymard L’E. Monteiro “ a construção da nova catedral tem
custado muitas lagrimas, muito suor, muito sofrimento. Mas as coisas de Deus
são sempre cheias de obstáculos” (DIARIO DE NATAL, 1984, p.2).
Anuncio da inauguração da nova catedral
O
bispo auxiliar de Natal anunciou para o dia 21 de junho de 1988 a inauguração
da nova catedral. As obras se arrastavam já há 12 anos, foi uma surpresa para o
povo pois durante o tempo de construção se evitou marcar a inauguração da nova
catedral devido a demora na conclusão das obras, “ o povo tem me perguntado
sempre quando a catedral será inaugurada. Pois bem, não temo em arriscar a
inauguração par ao dia 21 de junho de 1988” disse Dom Antônio Soares Costa (O
POTI, 1985), a escolha da data se deu por dois motivos, a comemoração dos 25
anos de episcopado de dom Nivaldo Monte e centenário de nascimento de Dom
Marcolino Dantas, idealizador da nova catedral. Segundo Dom Costa, dois anos e
meio seriam suficientes para a conclusão das obras.
Naquele
ano foi restruturada a campanha de donativos para as obras da nova catedral que
já haviam consumidos em 12 anos quase 500 milhões de cruzeiros, só na fachada
seriam gastos 27 milhões de cruzeiros e seria esta a próxima fase a ser
iniciada pela campanha de construção da nova catedral.
Acervo André Madureira. |
Até
o ano de 1988 havia sido
gasto um total de 5 milhões de cruzeiros na construção da nova catedral de
Natal. Dom Antônio Soares Costa, estava entusiasmado com a possiblidade da
inauguração naquele ano, segundo ele a nova catedral de Natal seria concluída
em tempo recordo levando-se em conta que a construção de catedrais geralmente
demoravam muito, a exemplo das catedrais europeias que demoraram séculos para
ficarem prontas e quer eram verdadeiras obras de arte, para Dom Costa, a nova catedral
de Natal também era uma obra de arte, porém mais simples “ a nossa [catedral]
também é uma obra de arte, cheia de beleza, mas num estilo mais simples”
comentou dom Costa (DIARIO DE NATAL, 1988, p.5).
Naquele
ano de 1988 estava sendo colocado o piso, os vitrais e o altar que formavam as
partes mais bonitas da catedral segundo dom Costa.
A inauguração
Marcada para ocorrer no dia 21 de
novembro de 1988 a inauguração da nova catedral de Natal, o evento contaria com
a presença de altas autoridades eclesiásticas do brasil, tendo sido confirmada
a presença de 40 bispos e arcebispos, dentre estes dom Luciano Mendes de
Almeida, a época presidente da CNBB e dom Helder Câmara, arcebispo de Recife.
Os
retoques finais das obras estavam quase concluídos, como os vitrais e as
bancadas.Já era arcebispo de Natal dom Alair Vilar FernadesA inauguração
oficial da nova catedral ocorreu as 9h horas da manhã do dia 21 de novembro de
1988 durante a festa da padroeira de
Natal.
Compareceram
15 bispos de vários estados, 68 padres, 2
diáconos, 28 seminaristas, congregações e irmandades, sob a presidência de Dom
Alair Vilar Fernandes de Melo.
A
procissão com os bispos saiu da capela do Colégio da Imaculada Conceição
conduzindo a cruz que simbolizava os 500 anos de evangelização do Brasil, ao
chegar as portas da nova catedral que até então estavam fechadas, dom Alair
Vilar recebeu as chaves da nova catedral da mãos do arquiteto Marconi Greve,
que a projetou, o padre Hudson Brandão, pároco da catedral, abriu as portas do
novo templo religioso entregando-o assim a população de Natal a nova catedral.
“Entrai
pelas portas do Senhor, dando graças, e nos seus átrios com hinos de louvor”,
ao som desse salmo, o arcebispo metropolitano e todo povo adentrou a catedral,
antes de iniciar a missa, o arquiteto Claudio Pastro fez breve explanação sobre
o significado das peças que ornamentam o altar e as paredes da nova catedral.
Seguiu-se
o rito de dedicação da catedral com a benção da agua, sinal de penitencia e do
batismo, o arcebispo aspergiu o povo e as paredes da catedral, de volta ao
presbitério, dom Alair Vilar benzeu o altar em sinal de purificação, ungiu com
óleo os quatro cantos do altar com o óleo do santo crisma, representando que
ali é o local de oferendas para Deus. Os bispos presentes ungiram as paredes
com o óleo onde estão apostas 12 cruzes simbolizando os 12 apóstolos, seguiu-se
a incensação do altar e do povo, culminando com o acendimento de todas as luzes
da catedral. A missa de inauguração da nova catedral durou 3h30min.
Repercussão
Em missa de agradecimento pela
inauguração da nova catedral realizado no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada
Conceição, o bispo auxiliar de Natal, Dom Antônio Soares Costa, se mostrou
maravilhado com a repercussão da inauguração da nova catedral e que considerou
um fato de grande importância.
Os
vitrais de Nossa Senhora na catedral doados pelas irmãs do Bom Pastor de Quebec
foram inaugurados no dia 15 de março de 1989.
O
primeiro padre a ser ordenado na nova catedral foi o padre José Eudes da Cunha,
no dia 15/04/1989, as 17h durante as comemorações dos 70 anos do seminário de
São Pedro.
Conclusão da catedral
Para concluir a catedral conforme
o projeto do arquiteto Marconi Grevi, a arquidiocese procedeu com a demolição
dos prédios que ficavam na parte posterior da catedral [ Av. Floriano Peixoto],
para assim, iniciar o complexo administrativo da cúria metropolitana que seria
instalada no subsolo da catedral composta por 23 salas. Ainda não estavam
prontas todas as salas e a capela do subsolo. A inauguração da cúria
metropolitana ocorreu no dia 30/12/1989.
Apelidos
Além
de tobogã, devido sua forma arquitetônica, a catedral também ganhou o apelido
de A Interminável, devido a morosidade para sua construção e inauguração.
Fonte: Diário de Natal, O Poti.
A catedral metropolitana de Natal
Aspecto da catedral pela avenida Deodoro da Fonseca. |
Interior da catedral de Natal. |
[1] A
prefeitura de Natal fez uma doação de 125 mil cruzeiros pelo então prefeito
José Agripino que visitara o canteiro de obras, essa era uma das parcelas de um
total de 500 mil cruzeiros que a prefeitura doaria para as obras da nova
catedral conforme se lê em O Poti, 1977, p.12.
[2]
Iniciada as obras de montagem do teto a catedral ganhou o apelido de tobogã
pela população.
[3]
Orçadas em 4 milhões de cruzeiros no início da construção em 1972 as obras já
haviam consumido em 13 anos cerca de 500 milhões e nem estavam na metade, os
números discrepantes se justificam pelos altos índices de inflação vigente a
época da construção.
[4]
O governo havia liberado uma parcela de 500 mil de um total de 1 milhão de
cruzeiros que seriam doados pelo governo para as obras da nova catedral, além
dessa ajuda, outras campanhas eram realizadas para adiantar as obras, como a
apresentação dos Canarinhos de Petrópolis-RJ que se apresentaram no Palacio dos
Esportes com renda revertida para as obras da nova catedral, exposições,
livros, sorteios, carnês, arrecadação nas paroquias entre outros eventos erma
realizados. Outra fonte de renda encontrada pela Arquidiocese foi destinar o
espaço no entrono da construção para estacionamento.
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