domingo, 19 de novembro de 2017

TREM DE SUBÚRBIO PARA CEARÁ-MIRIM NA DÉCADA DE 1930


      Já havia trens automotriz de Natal a Ceará-Mirim em Ano 1935, saindo as 16h30 nos dias uteis, com exceção da quarta-feira (A ORDEM, 1935, p.4).
      Os moradores de Ceará-Mirim fizeram um abaixo-assinado ao diretor da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, Eduardo Rios Filho, pedindo que fosse iniciado um trem todos os dias de Natal a Ceará-Mirim e vice-versa partindo as 17h30 da capital e chegando aquela cidade as 19h, pela manhã partindo as 05h30 e chegando a Natal as 07h30.
   O jornal A Ordem aplaudia a iniciativa dos moradores de Ceará-Mirim porque traria grande benefício as muitas pessoas que não podiam mais residir na capital devido ao peso do aluguel e a carestia que existia naquela época em Natal (A ORDEM, 1936, p. 1).

  Em 1938 A EFCRN havia colocado trens nos horários a cima mencionados porem as tarifas continuaram as mesmas, razão pela qual a população do vale do Ceará-Mirim ainda reclamava da atitude da diretoria da EFCRN que não haviam implantado completamente o sistema de trens de subúrbio que se caracterizava pela frequência de trens e baixo custo das tarifas.

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